Como a falta de vitaminas lipossolúveis pode estar prejudicando o seu emagrecimento

Você quer emagrecer e não dá importância para as vitaminas? Eu penso que você deveria se preocupar…

Por falta de informação, muitas pessoas têm deficiência de vitaminas e minerais, o que resulta em problemas metabólicos, ou seja, o corpo não tem o mínimo para “poder virar a chave” a cada dia. Não é possível emagrecer se o seu corpo está doente. É necessário um ambiente, um metabolismo saudável, para então pensar em emagrecimento.

Mas fique tranquila, mostrarei a você como cuidar disso – hoje mais especificamente das vitaminas lipossolúveis – que são muito importantes para a manutenção da saúde! Cada uma delas daria um livro inteiro, mas vou resumir pra você. Basta seguir as orientações que vou lhe apresentar…

Você deve estar se perguntando:

Afinal, o que ocasiona a falta das vitaminas lipossolúveis?

Como suprir essa falta?

A falta das vitaminas tem influência de vários fatores e pode ser causada tanto por consumir alguns alimentos que estão pobres de nutrientes, quanto por a pessoa quase não consumir alimentos que contenham vitaminas, tais como alimentos industrializados.

Quanto a suprir a falta das vitaminas lipossolúveis, eu mostro para você os alimentos que podem ser consumidos periodicamente e quais os benefícios que cada um deles traz para a sua saúde:

 

Vitamina A (Retinol)

Encontra-se na maioria dos ácidos graxos, que estão presentes em várias frutas e vegetais (tais como cenoura, espinafre, brócolis, couve, abacate, batata-doce, mamão, entre outros), na gema do ovo e nos peixes.

Ela ajuda na reprodução das células, melhora a visão noturna e proporciona crescimento adequado da pele (ajudando no tratamento de psoríase e acne).

Também ajuda na estimulação do hormônio do crescimento e melhora função da tireoide.

 

Vitamina D (Ergocalciferol)

É produzida em nosso corpo quando a pele é exposta ao sol. É encontrada também no óleo de fígado de peixes e na gema do ovo.

Infelizmente, só de alimentos não conseguimos a dose diária para melhorar nossa saúde. Orienta-se ou manipular ou expor-se ao sol.

Ela melhora a absorção de cálcio e fósforo, melhora a tireoide e a função da glândula pituitária, ajuda no tratamento da psoríase, é anticâncer e imunomoduladora.

 

Vitamina E (Gamatocoferol)

Encontra-se em oleaginosas, também no espinafre, aspargo, brócolis e na gema do ovo.

Como potente antioxidante, neutraliza vários radicais livres, ajuda no tratamento da diabetes mellitus, melhora circulação sanguínea e a imunidade. Nas mulheres ajuda na melhora da atividade dos ovários, alivia sintomas da menopausa e também diminui a velocidade da demência em idosos –  diminuindo risco de Alzheimer.

 

Vitamina K

É encontrada em iogurte, kefir, espinafre, couve-flor, tomates, gema do ovo e fígado suíno e é essencial para a formação de proteínas no sangue.

Melhora a mineralização óssea e a saúde dos dentes.

 

Recapitulando, você percebe o quanto as vitaminas são fundamentais para a sua saúde? Lembre-se: para emagrecer você precisa de um corpo, de um metabolismo saudável!

Você percebe que as fontes de vitaminas são comidas de verdade? Não se iluda em embalagens bonitas, com fotos de pessoas “fit” (ser magro não é sinônimo de saúde, mas isso é assunto para um próximo artigo).

Se você deseja aprender emagrecer com saúde, conheça o Desafio de Emagrecimento de 30 Dias.

 

Este artigo não substitui uma consulta médica e serve para informação. Aprenda a se alimentar e torne-se mais leve e mais saudável!

Um abraço, e até a próxima!

Dr. Rafael Gallassini

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