Afinal, quais adoçantes devo ou não consumir para emagrecer?

Um dos meus objetivos como médico é fazer com que as pessoas deixem de comer açúcar, um veneno oculto que está presente na mesa de muitas famílias todo santo dia.

E você, ainda faz uso de açúcar? Sabe quais adoçantes pode ou não consumir durante o seu processo de emagrecimento?

Nesse artigo quero revelar a você os adoçantes permitidos na sua mesa, que ajudarão a manter você e sua família mais saudável. Vamos lá!

Logo de início, peço que você jogue todo o açúcar que tiver no lixo, despeje na pia e abra a torneira, faça o que quiser, mas  jogue fora esse veneno. Isso mesmo que você leu, caso queira realmente ficar saudável, livre-se desse vilão.

Outra coisa que você tem que se livrar é dos adoçantes artificiais. Ainda não se sabe os efeitos desses químicos a longo prazo, porém, já em curto prazo notou-se alguns desequilíbrios metabólicos em pacientes.

Estes são alguns dos adoçantes que você precisa se livrar:

– Aspartame

– Acesulfame-K

– Sacarina

– Sucralose

Após isso, tenha em mente que não ficará utilizando adoçantes para sempre. Digo isso porque nesse momento, você passará por uma adaptação no seu paladar, até o momento em que não utilize nenhum aditivo para deixar doce. Utilizará em pouquíssimos casos na verdade.

Então, vamos conhecer alguns adoçantes naturais que podem ser utilizados nessa adaptação:

 

Estévia

Essa planta tem sido usada como erva medicinal por mais de mil anos e as suas folhas possuem uma doçura natural.

Os extratos de estévia mostraram efeitos positivos para a saúde, tais como manter saudáveis os níveis de açúcar no sangue e diminuir a pressão arterial, ao contrário do açúcar de mesa.

A estévia pode ser cultivada em casa e suas folhas podem ser usadas como adoçante. Agora, use pequenas quantidades se você a comprar processada. Ela é aproximadamente 300 vezes mais doce que o açúcar.

 

Xilitol

É encontrado em frutas e vegetais, não sendo artificial com muitos pensam.

O índice glicêmico do xilitol é muito baixo, ou seja, tem efeitos insignificantes sobre os níveis de açúcar no sangue.

Ele pode ser consumido com segurança por pessoas portadoras de diabetes ou não.

 

Eritritol

O adoçante eritritol é natural, não gera efeitos colaterais e o seu gosto é parecido com o do açúcar, mas sem as calorias. Isso quer dizer que possui todas as coisas boas do açúcar regular, mas sem as coisas ruins.

Veja as calorias do vilão açúcar e as dos demais adoçantes naturais:

– Açúcar de mesa: 4 calorias por grama;

– Xilitol: 2,4 calorias por grama;

– Estévia: 1 caloria por grama;

– Eritritol: 0,24 calorias por grama.

 

Agora que você já aprendeu os malefícios do açúcar e dos adoçantes artificiais e também aprendeu mais sobre os adoçantes naturais e seus benefícios, coloque essas dicas em prática.

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Lembre-se: este artigo serve apenas para informação e não substitui a consulta com um médico.

Adapte o seu paladar e logo, logo, não sentirá mais falta do açúcar na sua vida!

Um abraço e até o próximo artigo!

Dr. Rafael Gallassini

 

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