3 coisas que podem estar prejudicando a sua tireoide e a sua energia

Hoje eu quero falar sobre a glândula tireoide, que é uma das responsáveis pela produção de energia do corpo, por isso é tão importante. Este assunto gera dúvidas e preocupações em muitas pessoas.

Neste artigo vou mostrar 3 hábitos negativos que podem afetar a sua tireoide e a sua energia.

Você irá entender como simples ações podem interferir na sua vida e na sua saúde.

Então vamos aos 3 hábitos!

 

1) Utilização de creme dental com flúor

A intenção aqui não é falar da função do flúor na boca, e sim no metabolismo. Como o flúor fica próximo do iodo na tabela periódica, diversas vezes o seu corpo pode optar pelo flúor, em vez do iodo, que é combustível para a tireoide.

Encontramos flúor, por exemplo, na pasta de dente (é por isso que há 2 anos eu não uso mais creme dental com flúor).

Na pasta de dente, esse elemento químico é absorvido pela mucosa, entrando assim no organismo. Por este motivo o uso de creme dental com flúor requer atenção!

 

2) Alimentação incorreta

Comer vegetais crucíferos em grande quantidade, pode levar a tireoide a diminuir a produção de hormônios. A ingestão de vegetais crucíferos em excesso só causa preocupação de for muito grande mesmo, porém, precisa ser comentado.

Exemplos de vegetais crucíferos: rúcula, brócolis, couve-flor, repolho, agrião, rabanete. Além do mais, as pesquisas também apontam que precisaria ter deficiência em iodo para isso acontecer!

O consumo de soja impede a absorção de várias vitaminas e minerais, por isso ela é uma grande vilã para a tireoide. Outro fator que pesa contra a tireoide é o fato de o alimento ser transgênico.

Já a ingestão de selênio é fundamental, uma vez que este mineral é combustível para a tireoide. Se você consumir de uma a duas castanhas do Pará, já ajudará na dose diária.

Portanto, preste atenção nestes itens na sua alimentação!

 

3 – Consumo de antidepressivos e ansiolíticos

Fazer uso de antidepressivos e ansiolíticos que contenham na sua composição flúor ou cloro (que estão no mesmo grupo que o iodo na tabela periódica), pode fazer seu organismo absorvê-los em vez do iodo.

Desta forma, o uso destes medicamentos, com flúor ou cloro na sua composição, pode sim prejudicar a sua tireoide.

Estes medicamentos podem ser eliminados, muitas vezes, ajustando o seu metabolismo (com o consentimento do seu médico).

Recapitulando: preste atenção nos seus hábitos para manter a saúde da sua tireoide. Lembre-se sempre: este conteúdo serve para informação e não substitui a consulta com um médico!

Procure sempre um profissional que entenda de metabolismo, de alimentação e torne a sua vida mais leve e saudável!

Um forte abraço, e até o próximo artigo!

 

Dr. Rafael Gallassini

Deixe uma resposta